Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Trabalho escravo contemporâneo.

Publicado por Jessica Francis
há 3 anos

De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), mais de 40 milhões de pessoas foram vítimas de escravidão moderna no mundo.

Segundo a Secretaria de Inspeção do Trabalho, desde 1995 a junho de 2020 55.013 trabalhadores foram resgatados nessa condição análogas a de escravidão em atividades nas zonas rural e urbana.

Os dados oficiais do Programa Seguro-Desemprego registrados de 2003 a 2018 indicam que, entre os trabalhadores libertados, 70% são analfabetos ou não concluíram nem o 5º ano do Ensino Fundamental.

O artigo 149 do Código Penal brasileiro define os elementos que caracterizam o trabalho análogo ao de escravo: condições degradantes de trabalho (incompatíveis com a dignidade humana, caracterizadas pela violação de direitos fundamentais coloquem em risco a saúde e a vida do trabalhador), jornada exaustiva (em que o trabalhador é submetido a esforço excessivo ou sobrecarga de trabalho que acarreta a danos à sua saúde ou risco de vida), trabalho forçado (manter a pessoa no serviço através de fraudes, isolamento geográfico, ameaças e violências físicas e psicológicas) e servidão por dívida (fazer o trabalhador contrair ilegalmente um débito e prendê-lo a ele).

Os elementos podem ser isolados ou concomitantes.

Não se trata apenas do cerceamento de liberdade, mas o cerceamento da dignidade atribuída à todo e qualquer ser humano garantida pela Constituição Federal. Trata-se de direito indisponível. Privar o trabalhador de sua liberdade – dignidade – automaticamente o reduz a mera coisa, instrumento descartável de trabalho.

Caso você desconfie de uma situação de trabalho escravo, pode denunciar pelo telefone Disque 100 ou pelo site: https://ipe.sit.trabalho.gov.br/

Ainda, o Ministério Público do Trabalho recebe denúncias por meio dos sites das procuradorias regionais ou pessoalmente. E o MPT possui um aplicativo para denúncias: o MPT Pardal, que pode ser encontrado disponível para Android e iOS.

Dúvidas? Contate-me!

📧 jessicafrancis@adv.oabsp.org.br

📲 https://bityli.com/00mE5 ou (12) 99601-3095

A partir da sede em São José dos Campos, atendo clientes em todo o Brasil e exterior via canais virtuais.

  • Sobre o autorJessica Francis Advocacia & Assessoria Jurídica. JF LAW.
  • Publicações22
  • Seguidores23
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações228
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/trabalho-escravo-contemporaneo/1247218810

Informações relacionadas

Dieizon Schubert Zanini, Advogado
Artigoshá 9 anos

Truck Sistem no Direito do Trabalho

Gabriel Pacheco, Advogado
Artigoshá 5 anos

Cuidado com o trabalho em condições análogas à de escravo.

Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
Notíciashá 15 anos

O que se entende por truck sistem no Direito do Trabalho? - Renata Cristina Moreira da Silva

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)